comunica.especial

Ouvir com os olhos. Falar com as mãos!

Comunicar em Língua Gestual pode parecer um privilégio de alguns, pois quando vemos duas ou mais pessoas a falarem com as mãos, os ouvintes poderão sentir-se à parte. Assim é como o surdo se sente quando está rodeado de pessoas ouvintes e, quando toda a informação é transmitida de forma que ele não entende.

O mundo ideal seria onde não existisse qualquer barreira comunicacional entre surdos e ouvintes, pois vivemos numa sociedade egoísta, onde olhamos apenas para o nosso umbigo. Seria interessantes se todos aprendêssemos a falar Língua gestual, nem que fosse apenas um simples cumprimento (Ex: Bom dia), para cultivar cultura (todos sabemos pelo menos outra língua oral…) e para incluirmos as pessoas surdas.

Claro que, para aprender Língua Gestual é necessário frequentar formações, que nem sempre estão disponíveis para o público geral. No entanto, se procurarem na vossa comunidade, poderão encontrar alguma associação que fornecem informações e formações, como a Associação Portuguesa de Surdos http://www.apsurdos.pt/; a Associação de Surdos do Porto http://d91601.tinf28.tuganet.info/. No site da Federação Portuguesa das Associações de Surdos http://www.fpas.org.pt/ poderão encontrar outras associações filiadas da FPAS.

Na World Federation of the Deaf http://www.wfdeaf.org/ encontra-se informação sobre outros países. Neste site http://dovenwereld.boogolinks.nl/ descobrirá uma série de sites/blogs estrangeiros relacionados com a Surdez, como por exemplo: Miss Deaf World; no Brazil, a Central de Recursos para Surdos; em Espanha, o Centro Altatorre de Personas Sordas de Madrid; entre outros. 

Além isso, poderão adquirir um Gestuário de Língua Gestual Portuguesa digital no site http://www.inr.pt/ ou, simplesmente, consultar o site http://www.spreadthesign.com/country/pt/. É de referir que os gestos também têm regionalismos, assim como nós ouvintes temos o sotaque e as expressões típicas de cada lugar. Assim, estes poderão não estar adequados à comunidade surda do seu local de residência.

Além disso, também poderão encomendar no site http://www.linguagestual.com/ dois DVD com um curso de Língua Gestual Portuguesa de nível 1 e 2. Este poderá ser usado em qualquer leitor de DVD.

Para os Surdos terem acesso a alguma informação em Língua Gestual podem aceder ao http://surdotv.com/wordpress/ e ver os seguintes vídeos de extrema importância:

http://surdotv.com/tv/index.php?option=com_content&view=article&id=304:entrevista-apoio-do-governo-para-os-computadores-acores&catid=10:video&Itemid=41 – apoio do Governo Açoriano;

 http://surdotv.com/tv/index.php?option=com_content&view=article&id=289:entrevista-presidente-asism-acores&catid=10:video&Itemid=41. – entrevista ao Presidente da Associação de Surdos da Ilha de São Miguel

No site Surd´univers podem aceder uma vasta gama de livros com temáticas ligadas à Surdez, bem como livros infantis direccionados aos mais novos e traduzidos em Língua Gestual Portuguesa: http://shop.surduniverso.pt/.

De destacar alguns blogs de pessoas surdas, que procuram mostrar o orgulho que têm no uso da Língua Gestual e querem partilhar as suas experiências e vivências no mundo da Surdez como por exemplo: página do Professor Francisco Goulão, onde publica histórias com ilustrações em Língua Gestual http://profsurdogoulao.blogspot.com/ ;

o blog da Professora brasileira Marinélia Soares, cujo objectivo do seu blog é trocar experiências com profissionais que trabalham com alunos surdos http://trabalhandocomsurdos.blogspot.com/ ;

o blog brasileiro Vendo Vozes http://blogvendovozes.blogspot.com/;

no site da Associação de Surdos do Porto encontrará uma lista de blogs de várias personalidades conhecidas da comunidade surda http://d91601.tinf28.tuganet.info/default.asp?idseccao=37 bem como o Centro de Tradutores e Intérpretes de Língua Gestual http://d91601.tinf28.tuganet.info/default.asp?idseccao=36;

o blog da AFOMOS (Associação de Formadores e Monitores Surdos) http://afomos.blogspot.com/;

e a AILG (Associação de Intérpretes de Língua Gestual) http://members.fortunecity.com/ailgp/quem.htm.

1 Response to "Ouvir com os olhos. Falar com as mãos!"

Muito dez, obrigada pela indicação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: