comunica.especial

Educar

A educação de toda e qualquer criança é um desafio contínuo à capacidade e criatividade do educador.

Se “educar” é uma tarefa árdua e difícil no campo da educação regular, torna-se cada vez mais complicada ao nível da educação especial, sobretudo quando o educando apresenta necessidades educativas especiais de grande complexidade.

Cada criança fala pelos gestos, pelo olhar, pela voz, pelas emoções. Ao londo doa sua vida, sonhos, êxtases, crises e rupturas, correspondem a necessidades fundamentais de cada uma, que se encontram em concordância com a sua história pessoal e com as oportunidades que lhe são dadas.

Ao educador / professor, cabe-lhe, numa perspectiva de complementaridade do «ser» e do «saber», fomentar o diálogo internacionalizado que leve ao respeito pela diferença e facilite a interacção valorizante entre todas as crianças, assim como tomar consciência da sua necessidade de pesquisa, actualização e experimentação, reflectindo a sua postura e o seu comportamento no ensino-aprendizagem.

É urgente a necessidade de todas as escolas organizarem os processos educativos de forma diversificada, de maneira a que cada aluno encontra uma resposta à medida das suas necessidades, interesses e capacidades, pois a Educação jamais poderá ser pensada separando crianças, uma vez que o horizonte das finalidades dos seres humanos que compõem uma determinada sociedade, deve ser o mesmo quer sejam portadores de deficiência ou não.

 Sensibilizar os pais e toda a família constitui também um ponto importante a levar, para uma maior intervenção na educação dos seus filhos. Necessitamos de profissionais com competências pedagógicas para a inclusão, que planeiem a possibilidade e a necessidade de projectos de ensino incluído, como também necessitamos de pais que sejam agentes de educação e intervenham de forma consciente e programada. Que ambos os agentes educativos sejam capazes de, em conjunto organizar um ensino multidisciplinar e suscitar nas crianças e curiosidade, o interesse, a motivação e o desejo de aprender, conhecer e viver.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: