comunica.especial

A Pessoa Diferente

Quantos estão abandonados pelos seus familiares, no seu próprio lar !!!

Eu tenho um irmão que é portador de “Trissomia 21” mais conhecido como “Mongolóide”.

Ele sempre gostou, sempre teve mais inclinação para o António e para mim. O tempo foi passando, todas as irmãs sempre se dedicaram muito a ele e ele, foi devagarinho encostando-se às irmãs e aos sobrinhos, afastando-se assim de casa de meus pais, pois connosco eram vidas mais activas e ele adora sair. Até que acabou por escolher ficar em minha casa e não mais voltou para casa de meus pais contribuindo também para isso, a doença de meu pai que esteve em minha casa durante 4 meses. E connosco permanece definitivamente como membro do nosso núcleo familiar.

Assumir a responsabilidade de uma pessoa dependente, no é assim tão fácil mas também não é muito difícil porque feito com amor. É ver o fruto do nosso esforço retratado naquele rosto feliz com o que lhe damos de nós. Nem é preciso grandes coisas para o ver feliz. Os meus filhos fazem-lhe mais manifestações de carinho do que a mim própria, é o nosso menino…”é a menina dos nossos olhos”!

Eu vejo e sinto, Cristo, naquele irmão a toda a hora e agradeço a Deus que o tenha posto no meu caminho pois assim tenho oportunidade de o amar como ele merece pois se ficasse com meus pais a sua vida era totalmente diferente.

O pouco que lhe dou, embora não o faça à espera de recompensa alguma, pois é um dever meu, é-me retribuído numa dose muito, mas muito superior, por parte dele, com o carinho que ele nos demonstra.

A sua meiguice para com todos com quem ele contacta, torna-o muito especial. Nasceu em 1974 numa altura em que não havia apoio nem a ele nem à família, como há hoje. Tudo o que ele é hoje, é fruto do que a família lhe proporcionou. Ele está integrado em todos os ambientes sociais que estamos inseridos e participa à sua maneira neles. Há cerca de 6 anos é que surgiu a primeira oportunidade para ir frequentar um Centro de Actividades Ocupacionais, e então lá desenvolve actividades que em casa não nos era fácil desenvolver.

È o melhor irmão do mundo que se pode ter!!!!!!!!!

 

É no dar que se recebe e é quando eu dou que sinto uma alegria imensa.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: