comunica.especial

Testemunhos em primeira mão…

Posted on: 9 de Março de 2010

Sendo este blog direccionado para as Necessidades Educativas Especiais, convidamos algumas pessoas para escreverem artigos sobre as suas experiências e práticas na educação de crianças com NEE.

São pessoas que vivem a deficiência e para a deficência. Destacamos a Professora Ana Megueiros, cega congénita e natural de Mértola. Fez os seus estudos no Centro Infantil Helen Keller até ao 4º ano e depois frequentou aquilo a que então se chamava ensino integrado (hoje ensino regular).

Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Franceses e Ingleses na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Leccionou no ensino regular e esteve 3 anos no Instituto de S. Manuel (Santa Casa da Misericórdia do Porto) a ensinar Braille e informática a crianças e jovens cegos e com baixa visão. Alguns desses alunos tinham outras deficiências associadas. Fez a especialização em Educação Especial – domínio da Visão, no Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia e o seu trabalho final foi sobre o ensino do Braille a jovens cegos que perderam ou estão a perder a visão.

O artigo apresentado na página “A Perda da Visão na Adolescência e na Idade Adulta”  resulta de dois excertos do seu trabalho final e foi publicado na revista “Poliedro”.

Outra pessoa que, sob forma de um comentário ao nosso Portfolio, testemunhou a deficiência na sua vida foi a Filomena. Esta nossa amiga que, embora não seja portadora de deficiência, vive-a nas dificuldades e nas “alegrias” no dia-a-dia.

A existência de um familiar, neste caso irmão, com Trissomia 21 faz com que Filomena sinta a descriminação por existir ao seu lado “A Pessoa Diferente“, mas também o carinho que Alexandre lhe dá todos os dias.

Este ultimo testemunho foi colocado neste Portfolio, integralmente, tal como o recebemos. um muito obrigada à Filomena…

É sempre com agrado que aceitamos os contributos a este Portfolio, para que assim possa ficar cada vez mais enriquecido com informação e histórias significativas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: