comunica.especial

Outros olhares…

Posted on: 8 de Março de 2010

A Educação Especial apresenta um percurso em constante mudança. Da situação em que a criança com Necessidades Educativas Especiais (NEE) era excluída do contexto sócio-educativo, passámos para uma nova realidade: a inclusão. Nessa realidade tornou-se evidente a preocupação em dar resposta a todas as crianças com NEE.

A adequação da prática educativa e o estabelecimento de relações interpessoais empáticas podem contribuir para a promoção desse envolvimento, de modo a que o atendimento proporcionado às crianças com NEE as encaminhe no sentido do sucesso educativo. Daí que a atitude e a qualidade científico-pedagógica dos docentes se torne relevante. Aos educadores é exigido o desenvolvimento de uma pedagogia – EDUCAR– centrada na criança, a adaptar-se às hipóteses estabelecidas quanto ao ritmo e natureza dos processos de aprendizagem (Declaração de Salamanca, 1994).

Os artigos seguintes pretendem ser uma articulação entre a teoria e a prática das várias tipologias das Necessidades Educativas Especiais, possibilitando assim a transformação das representações sobre a realidade e das acções concretas sobre a realidade, num processo dialéctico.

Nas páginas referentes às tipologias, é possível aceder a uma série de orientações curriculares a serem adoptadas pelas escolas e professores quando se deparam com uma criança com Baixa Visão e Cegueira.

Com a Paralisia Cerebral pretendemos mostrar a realidade do escritor irlandês  Christy Brown, portador de paralisia cerebral, que lhe afectou todos os movimentos do corpo, com a excepção do pé esquerdo. É através desse pé que ele nos transmitiu as suas frustrações, as suas desesperanças, sentimentos de desamparo bem como as suas alegrias, triunfos e descobertas pessoais.

 

 A Língua Gestual é a língua visual da comunidade surda. Saiba mais sobre ela, na nossa página: “Ouvir com os Olhos. Falar com as Mãos! “.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: