comunica.especial

Lista de produtos de apoio/ajudas técnicas para o dia-a-dia da criança

Posted on: 22 de Fevereiro de 2010

O nome “Produtos de apoio” substitui o termo de “ajudas técnicas” e é definido como um produto (equipamentos, instrumentos, tecnologia e software), produzido para prevenir, compensar, aliviar ou neutralizar as incapacidades, limitações e restrições na participação das actividades (Norma ISO 9999:2007).

Estes podem ser utensílios simples ou complexos e podem envolver tecnologia, como por exemplo, materiais e equipamentos para a comunicação (canetas adaptadas, computadores, tabelas de comunicação, dispositivos para virar folhas, amplificadores de som, telefones, entre outros).

Destinam-se a pessoas com incapacidade, permanente ou temporária, e permitem uma melhor funcionalidade no seu quotidiano de forma adaptada e sem esforço. Estes produtos são indispensáveis para a integração e são adaptados a cada pessoa.

Para desencadear o processo de atribuição e financiamento de Produtos de Apoio é necessário ter uma prescrição médica e apenas os técnicos ou médicos especialistas podem fazer uma avaliação das necessidades da pessoa. Estes produtos são prescritos, atribuídos e financiados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) ou por outros subsistemas de Saúde, como Centros Distritais do Instituto da Segurança Social, I. P., Hospitais e Centros Especializados.

Para saber mais pormenores sobre este tipo de produtos, como procedimentos para pedir financiamento, as normas que orientam os técnicos ou mesmo consultar a versão inteira da Classificação Internacional de produtos de apoio (Norma ISO 9999:2007) poderão recorrer aos seguintes sites:

  • www.inr.pt/– Instituto Nacional de Reabilitação, com uma extensa biblioteca

O Instituto Nacional para a Reabilitação http://www.inr.pt/content/1/1/bemvindo tem como missão assegurar o planeamento, execução e coordenação das políticas nacionais destinadas a promover os direitos das pessoas com deficiência.

Para além de uma vasta gama de acessibilidades, programas e projectos, e recursos, o Instituto possui uma biblioteca http://www.inr.pt/category/1/12/biblioteca/ especializada na temática da prevenção, habilitação, reabilitação e participação das pessoas com deficiência.

Para além de consultar a biblioteca, poderá também consultar a linha editorial http://www.inr.pt/category/1/14/edicoes, que tem a designação de colecção Informar.

A colecção funciona em três diferentes suportes:

o livro, que abarca trabalhos de carácter científico e técnico http://www.inr.pt/content/1/113/livros-snr;

a brochura, que abarca trabalhos mais genéricos, também técnicos mas com um número de páginas mais reduzido http://www.inr.pt/content/1/111/cadernos-snr;

e o folheto / desdobrável que integra trabalhos de carácter prático, informativo e pontual http://www.inr.pt/content/1/112/folhetos-snr.”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: