comunica.especial

PECS (Sistema de Comunicação por Troca de Imagens)

Sendo o tema desde espaço de partilha a Comunicação Alternativa e Aumentativa, achamos importante divulgar informação sobre os PECS, para vos inteirar de algum trabalho que será desenvolvido neste portefólio digital.

O que é o PECS? Qual a sua importância? Quem pode beneficiar desde sistema? Para compreender melhor esta temática, irá ser feita uma breve abordagem, de forma a responder às perguntas anteriormente feitas.

O PECS, também conhecido por Sistema de Comunicação por Troca de Imagens (Picture Exchange Communication System), é um sistema que permite desenvolver a comunicação interpessoal, principalmente em pessoas com dificuldades severas de comunicação (Almeida, Piza, Lamônica, 2005).

Este sistema permite desenvolver a compreensão, reduzir a frustração de quem tem dificuldade em falar e permite um poder de maior escolha de quem não se expressa oralmente (Pedrosa, 2006). Além disso, pelo facto de associar o som à imagem, pode desenvolver a própria comunicação oral (Almeida et al, 2005).

O PECS deve ser usado por pessoas com dificuldades na linguagem falada, como por exemplo pessoas com autismo (Pedrosa, 2006), e pretende desenvolver a independência e a espontaneidade da comunicação (Soares, 2006).

Existe um conjunto de procedimentos, objectivos específicos, fases de aplicação e respectivas instruções, das quais não iremos falar. No entanto, se tiverem curiosidade poderão consultar os seguintes sites:

 

Este sistema possui símbolos simples, é fácil reconhecer o seu significado, é de baixo custo e relacionam-se com uma grande diversidade de situações de vida diária. Além disso, podem ser utilizado apenas com uma pessoa ou em grupo (Almeida et al, 2005).

É necessário salientar que a escolha de símbolos deve ser adaptada aos interesses de cada criança, para garantir a sua motivação e facilitar a compreensão. Deve-se trabalhar imagens que ela conheça e goste, para aumentar a espontaneidade da situação (Soares, 2006).

Para mais informação sobre os símbolos poderão consultar alguns sites:

 

Apesar de algumas pessoas criticarem a utilização de gestos, com a justificação de que estes nem sempre são entendidos por toda a gente, é necessário realçar que a estes gestos facilita a compreensão e expressão da criança, nomeadamente no Autismo, pois permite contextualizar a mensagem transmitida (Soares, 2006).

Concluímos, afirmando que os PECS, assim como outras técnicas da Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), permitem uma melhor expressão de quem tem dificuldade em exprimir-se e melhoram as relações com o mundo, pois a criança sente-se mais compreendida e aceite por quem a rodeia.

Bibliografia

 

  • Almeida, M. A., Machado, M. H. P.& Lamônica, D. A. C (2005). Adaptações do sistema de comunicação por troca de figuras no contexto escolar. Pró-Fono R. Atual. cient. vol.17, Nº2, Barueri. In http://www.scielo.br/. Visualizado a 29 de Dezembro de 2009. 
  • Soares, R. S. (2006). Usar métodos Alternativos e Aumentativos da comunicação. In http://apacdah.no.sapo.pt/. Visualizado a 29 de Dezembro de 2009. 
  • Pedrosa S. (2006). PECS Picture Exchange Communication System (Sistema de Comunicação por Troca de Imagens). In www.appda-lisboa.org.pt/. Visualizado a 29 de Dezembro de 2009.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: